Esqueça os carros voadores - Cidades inteligentes precisam de cidadãos inteligentes

Este artigo, escrito por Carlo Ratti, apareceu originalmente no The European intitulado "The Sense-able City". Ratti fala das forças motrizes por trás do movimento Cidades Inteligentes e explica por que pode ser melhor focar na adaptação de cidades já existentes com as novas tecnologias ao invés de construir novas.

Qual era espaço vazio apenas alguns anos atrás agora está se tornando New Songdo na Coréia, Masdar, nos Emirados Árabes Unidos ou PlanIT em Portugal - novas "cidades inteligentes", construídas a partir do zero, estão brotando por todo o planeta e os atores tradicionais, como governos, urbanistas e promotores imobiliários, estão, pela primeira vez, trabalhando ao lado de grandes empresas de Tecnologia e Informação - como a IBM, Cisco e Microsoft.

As cidades resultantes são baseadas na idéia de se tornar "laboratórios vivos" para novas tecnologias em escala urbana, diluir a fronteira entre bits e átomos, habitação e telemetria. Se o arquiteto francês do século 20 Le Corbusier avançou no conceito da casa como uma "máquina de morar", estas cidades poderiam ser imaginadas como microchips habitáveis​​, ou "computadores ao ar livre".

Leia para saber mais sobre a ascensão das Cidades Inteligentes.

Masdar City is among the more high-profile experiments in smart city technology. Image Courtesy of Foster + Partners

Computadores para vestir e lixo inteligente

A própria idéia de uma cidade inteligente é paralela à "inteligência ambiental" - a difusão de sistemas eletrônicos onipresentes em nossos ambientes, permitindo-lhes perceber e responder às pessoas. Essa detecção de líquidos é a conclusão lógica da libertação da computação: da mobilidade do laptop aos onipresentes dispositivos móveis, a uma efemeridade final como a computação desaparece no meio ambiente e em seres humanos com o desenvolvimento de computadores para serem vestidos.

É impossível esquecer as imagens impressionantes das últimas duas posses papais: a primeira, por Bento XVI em 2005, mostra as mãos levantadas de uma multidão, enquanto a segunda, por Francisco I, em 2013, uma constelação de telas de smartphones erguidos para tirar fotos. Cidades inteligentes são ativadas pela atomização da tecnologia, inaugurando uma era em que o mundo físico é indistinguível de sua cobertura digital.

O mecanismo-chave por trás de inteligência ambiente, então, é "sentir" - a capacidade de medir o que acontece ao nosso redor e para responder de forma dinâmica. Novos meios de detecção estão inundando todos os aspectos do espaço urbano, revelando suas dimensões visíveis e invisíveis: nós estamos aprendendo mais sobre as nossas cidades para que elas possam aprender sobre nós. Como as pessoas falam, escrevem e navegam, os dados recolhidos a partir de redes de telecomunicações está capturando fluxos urbanos em tempo real e cristalizando-os como mapas de congestionamento de tráfego do Google.

Como um marcador correndo pelas veias da cidade, redes de sensores de qualidade do ar ligadas a bicicletas podem ajudar a medir a exposição de um indivíduo à poluição e desenhar um mapa dinâmico do ar urbano em escala humana, como no caso da Roda de Copenhague, desenvolvida pela nova start up Superpedestrian. Mesmo o lixo poderia tornar-se mais inteligente: a implantação de etiquetas geolocalizadas ligadas ao lixo comum poderia esboçar um retrato surpreendente do sistema de gestão de resíduos, como o lixo é enviado por todo o país em um processo de eliminação de labirinto - como vimos em Seattle com o nosso próprio projeto Trash Track.

No Rio de Janeiro, o governo tem trabalhado com a IBM para equipar a cidade existente com idéias das cidades inteligentes. Imagem Cortesia de IBM

Com medo da nossa própria cama

Hoje, as próprias pessoas (equipadas com smartphones, naturalmente) podem ser instrumentos de detecção. Ao longo dos últimos anos surgiu um novo universo de aplicativos urbanos que permitem que as pessoas transmitam sua localização, informações e necessidades, facilitando novas interações com a cidade. Chamar um táxi ("Uber"), reservar uma mesa para o jantar ("OpenTable"), ou ter encontros físicos com base na proximidade e perfis ("Grindr" e "Blendr"): a informação em tempo real é enviada para fora de nossos bolsos, para a cidade, e em seguida retorna para a ponta de nossos dedos.

Em alguns casos, o próprio processo de detecção torna-se uma ação cívica deliberada: os próprios cidadãos estão tendo um papel cada vez mais ativo na partilha de dados participativos. Os usuários do Waze carregam automaticamente o tráfego rodoviário e informações detalhadas para que sua comunidade possa se beneficiar dele. 311-type permite que as pessoas relatem não-emergências em sua vizinhança imediata, como buracos e galhos de árvores caídos, e, posteriormente, organizam uma correção. Open Street Map faz o mesmo, permitindo aos cidadãos para desenhar de forma colaborativa mapas de lugares que nunca foram sistematicamente mapeados antes - especialmente nos países em desenvolvimento que ainda não receberam uma visita do Google.

Estes exemplos mostram as implicações positivas da inteligência urbana do ambiente, mas os dados que emergem são inerentemente neutros. É um instrumento que pode ser usado em muitas aplicações diferentes, e variadas. Como o artista pioneiro do Xerox PARC Rich Gold perguntou certa vez em um ensaio incisivo (e bem-humorado): "Como sua cama deve ser inteligente, antes que você tenha com medo dormir à noite?" O que pode fazer nossas noites de insônia, neste caso, é a enorme quantidade de dados sendo gerados pelo sensor. De acordo com a quantificação famoso Eric Schmidt do Google, a cada 48 horas produzimos tantos dados quanto toda a humanidade até 2003 (uma estimativa que já tem três anos). Quem tem acesso a esses dados? Como podemos evitar o distópico fim de Italo Calvino, do conto "A Memória do Mundo" de 1960, onde o ato da humanidade de gravação infinita é desvendada como intriga, drama e assassinato?

E, finalmente, esta nova dimensão de dados generalizada requer uma cidade inteiramente nova? Provavelmente não. Claro, inteligência ambiente pode ter ramificações arquitetônicas, como fachadas de edifícios sensíveis ao clima. Mas, em cada um dos exemplos de cidades sensoriais acima, a tecnologia não exige necessariamente novos espaços urbanos.


Esqueça os carros voadores

Inteligência do ambiente pode realmente permear novas cidades, mas talvez o mais importante, ela também pode animar os espaços urbanos caóticos e antigos - como um novo sistema operacional para o hardware existente. Isso já foi observado por Bill Mitchell no início da nossa era digital: "A bela cidade velha de Veneza [...] pode integrar a infraestrutura de telecomunicações moderna muito mais graciosamente do que ela jamais poderia ter se adaptado às exigências da revolução industrial." Poderia a inteligência do ambiente trazer nova vida às ruas sinuosas das cidades italianas, às vistas deslumbrantes sobre Santorini, ou às cascas vazias de Detroit?

Podemos esquecer os carros voadores dos discursos das cidadesdo futuro. A forma urbana mostrou uma impressionante persistência ao longo de milênios - a maioria dos elementos da cidade moderna já estavam presentes no tempo dos gregos e romanos. Os seres humanos sempre precisaram, e vão continuar a precisar, das mesmas estruturas físicas para suas vidas diárias: planos horizontais e paredes verticais (sem ofensa, Frank O. Gehry). Mas as vidas que se desdobram dentro daquelas paredes são agora objeto de uma das transformações mais marcantes na história da humanidade. Inteligência ambiental e as redes não vão mudar o invólucro, mas o conteúdo; não cidades inteligentes, mas cidadãos inteligentes.

Este artigo de Carlo Ratti foi publicado originalmente na The European Magazine

Sobre este autor
Cita: Ratti , Carlo . "Esqueça os carros voadores - Cidades inteligentes precisam de cidadãos inteligentes" [Forget Flying Cars - Smart Cities Just Need Smart Citizens] 14 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188855/esqueca-os-carros-voadores-cidades-inteligentes-precisam-de-cidadaos-inteligentes> ISSN 0719-8906

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